terça-feira, 28 de agosto de 2007

A génese

Em 31 Janeiro de 1974, Gir, ainda na revista Pilote, ilustrou uma recensão a um livro de um escritor de ficção científica e autor de Ubik- Philip K.Dick, e o livro era Clans of the Alphane moon, dos anos sessenta. O artigo vinha assinado por Jean-Pierre Dionnet.
No número seguinte da revista, já como Moebius, desenhou uma historieta sem texto, com dez páginas e que intitulou L´homme est-il bon?




















Umas semanas mais tarde, na mesma revista, o autor Phillipe Druillet publicava mais um episódio da série desenhada, de heroic-fantasy, Yragaël. E Moebius, embora assinando Gir, reincidia na ilustração sobre as maravilhas do universo, de um número todo ele dedicado à ficção científica.




















Com esses três nomes, Dionnet, Druillet e Moebius, nascia, meses mais tarde, no final desse ano, de 1974, um outro projecto, da revista mais fantástica de banda desenhada que me foi dado conhecer: a Métal Hurlant cujo primeiro número apareceu em Janeiro de 1975.

1 comentário:

MARIA disse...

Todas estas imagens e histórias fascinam de facto pela cor, pelo grafismo e pelo brilho. Permitem transportar o leitor numa viagem pelo mundo da fantasia, sendo que no caso das não ilustradas com legendas próprias, tal viagem é totalmente laborada pelo próprio.
Adorava saber que final deu o Autor à questão de saber se o homem é bom.
E neste post, copiei uma das imagens para ampliar o pensamento que ali se contém : " aucun terrien n'est une ile ".
É uma verdade elementar de que eu própria muitas vezes me esqueço...
Mundo fascinante, este que nesta casa, se guarda .
Um beijinho
Maria