segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Eros e Thanatos

Num tempo- anos sessenta- em que a tv (de todo o mundo e não só por cá) censurava imagens mais arrojadas de nudez e se recatava a sexualidade a um recanto da intimidade própria a cada um ( como sempre aconteceu, aliás, porque nos filmes mostram-se apenas as aparências da realidade), havia um nicho por onde se espreitavam as formas femininas: as revistas e jornais.
Toda a imprensa, em Portugal como noutros lados, sempre explorou a beleza das mulheres como meio de vender exemplares, suscitando a curiosidade de voyeur natural que todos somos, em maior ou menor grau, sempre que se mostra o que normalmente anda escondido.
As revistas de "gajas nuas", não existiam em Portugal, nos anos sessenta, mas havia arremedos disso que perduraram na década seguinte.
Nos anos setenta, a Plateia e o "Cara Alegre", esta, uma revista de anedotas brejeiras e imagens contidas mas provocantes e uma página do Diário Popular que publicava fotos dignas da página 3 do Sun, acolhiam os olhares concupiscentes de adolescentes em fase de descoberta.
Em 1970, a revista Mundo Moderno, aparecida em 1968, dava um ar de graça, em Portugal, ao mundo descoberto pela Playboy americana, aparecida em meados dos anos cinquenta.
Não obstante, a nudez frontal, publicada a cores e em papel lustroso, só depois de Abril de 1974 chegou livremente por cá, com uma onda de publicações até aí proibidas.




















A curiosidade, forçosamente, levaria à descoberta, porque as revistas se folheavam livremente, nas livrarias...
Contudo, mesmo durante a escassez de imagens explicitamente despidas, havia em circulação livre, no Portugal de costumes conservadores dos anos sessenta, o conceito de "pin up", também adoptado noutras paragens, designadamente americanas.
Uma das imagens, mais intensamente eróticas que me lembro de ter visto, ainda antes da adolescência e portanto de uma inocência apenas perscrutadora, surgiu na capa da revista Mundo Motorizado, dos anos sessenta. Ficou guardada, como imagem de época de inocência e ao mesmo tempo de curiosidade ainda formadora.
Em 1974 surgiu, entre outras ainda mais ousadas na revelação das formas femininas, a revista Playboy. O primeiro número que me lembro de ter folheado e eventualmente comprado, foi um de Novembro de 1974 que não guardei o exemplar ( a não ser a folha que segue), do que me arrependo agora e que tinha esta capa.
O sumário do número seguinte de fim de ano, descreve eloquentemente porque é que a revista nessa altura, era um must que passava muito para além da imagem das duas páginas centrais e fotos adjacentes.


A revista Playboy, foi ao longo dos anos, nomeadamente dos setenta, um viveiro de grafismos e textos de altíssima qualidade, que servia de recheio às figuras das páginas centrais e permitia o álibi intelectual a quem não gostaria de ser apanhado a ler a revista por causa de outra coisa que não os artigos...
Por isso, grandes escritores lá deixaram pequenos contos, textos engraçados e ilustradores de renome, fizeram por lá o seu portfolio. A revista, imaginada por Hugh Hefner como ícone de uma classe média americana de tendência hedonista, simbolizou durante alguns anos o erotismo soft admissível numa sociedade de abertura de costumes e que conduziu à total liberdade que hoje se verifica na internet, com acesso indiscriminado e sem reservas a toda a espécie de imagens, mesmo as mais horrorosas e sem freio de costumes.
A revista comemorativa dos trinta anos, de 1983, trazia um apanhado do melhor que lá fora publicado nessas três décadas. E a conclusão a extrair é que os melhores anos da revista acabaram nos setenta. Como o atestam as duas capas com Farrah Fawcet e com Raquel Welch.

2 comentários:

zazie disse...

Estes postais são deliciosos

MARIA disse...

Fiquei muito surpreendida por ver que a B. Streisand também integrou as páginas da Playboy. Não imaginava, de facto.
Da Raquel Welch tenho ouvido falar sempre muito. Só por essa fotografia dá para ver que era realmente detentora de uma sensualidade fora do comum.
Eu penso que é de extrema importância na vida de qualquer pessoa, lidar bem com o corpo, e tudo o que possa estar-lhe associado.
Mas confesso que a exposição da intimidade, seja em que área for, para mim é uma violência. Acho constrangedor a exibição do corpo, como acho,por exemplo, que se fale a um desconhecido de algo íntimo em praça pública...
Quando uso, por exemplo, para ilustrar um texto, uma imagem de " nu " , não sendo pela estética, será sempre para deliberadamente chocar ...
Por outro lado, é evidente que este tipo de mercado subsiste muito por força de uma hipócrita negação do "ser" físico que todos também somos, e com o que nem sempre lidamos da melhor maneira possível.
De resto estas imagens são realmente deliciosas, tendo em conta o que hoje por aí grassa.