segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Capas de discos

Havia algo nos discos antigos, em LP, que os tornavam objectos de culto suplementar para além da música que continham. A imagem gráfica das capas era um elemento suplementar de interesse e que permitiam coleccionar os LP´s como obras de arte gráfica de formato suficientemente apelativo para se guardarem como tal.

Para além disso, alguns discos ainda tinham um apelo particular no tipo de cartão que usavam, particularmente os de origem norte-americana. Um cartão mais grosso que os demais, de cor um pouco mais escura que o habitual e cheiro a papelão prensado, num odor particular que atestava a origem.

Para além disso, a impressão da imagem gráfica da capa, normalmente, nesses discos, tinha uma qualidade superior à de outras prensagens.

Há vários discos que juntam estas características. Um deles, é este, ainda com o celofane que o envolvia. É uma reedição americana, de 1977, da Liberty Records ( odisco original de 1976, é da United Artists) do disco Lonesome Road, de Doc Watson, comprado na FNAC francesa, em 1982:


1 comentário:

MARIA disse...

É linda a capa. Gosto da expressividade e do lilás.
Pelo seu texto se imagina a sensação de ter a capa por perto...
quase se sente a textura e o cheiro do papel...
Muito interessante.