domingo, 7 de setembro de 2008

Jerry Reed


Jerry Reed morreu em 31 de Agosto passado. Entre os músicos da country music, nem é dos mais conhecidos ou de reputação mais mítica, como um Doc Watson, um Chet Atkins ou mesmo um Artie Traum, também falecido num destes últimos meses. Embora seja autor de uma das mais belas canções country, provavelmente uma das que me fez aproximar dessa música, na voz de Johnny Cash: A thing called love.

Porém, Jerry Reed tem uma maneira de pegar na guitarra acústica que encanta nos sons que dela retira, em finger-picking.
A sua versão de City of New Orleans de Arlo Guthrie, ( uma das melodias mais cativantes da country music e um dos ambientes mais castiços da América das grandes planícies e dos combóios) é de se lhe tirar o chapéu, Stetson.
Os seus duetos com Chet Atkins, também.
A primeira vez que dele ouvi falar, foi na escrita de um artigo na Rock & Folk, de Maio de 1977, da qual retirei a foto junta- de um tipo displicente, numa cadeira de baloiço, com uma guitarra a tiracolo.
O You Tube, um maná para estas coisas e que não existia na época, permite agora conhecer o modo de tocar, de Jerry Reed.

A thing called love




1 comentário:

gin-tonic disse...

Boa escolha para um regresso que já tardava.
Um abraço