quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Doc Watson, elementar

Imagem da Rock & Folk de Abril 1977, num artigo e entrevista a Doc Watson, de Jacques Vassal.




Não é fácil, para mim, neste percurso rememorativo da aprendizagem musical, em modo auditivo, fixar uma data para o interesse na música country de origem norte-americana.

Uma coisa é certa: foi através do rádio que tal gosto se plantou e me acompanha há longos anos. E no rádio dos anos setenta, apenas me lembro de uma figura com interesse contínuo nesse género musical: Jaime Fernandes, o dj, locutor de voz segura e sóbria que apresentava os discos de música country com paixão auditiva e a comunicava aos ouvintes.

Num desses programas variados, como o Dois pontos ou o Country, a música da América, passou o LP triplo Will the Circle be Unbroken, dos Nitty Gritty Dirt Band em conjunto com os maiores artistas da country da época- 1972.

O triplo álbum passou uma vez ou outra nesses programas e a beleza da sua música acústica, contagiou o gosto que sempre tive pelas guitarras acústicas, banjos e demais instrumentos de cordas.



Algumas das canções que lá estão gravadas pelos maiores artistas do género ( por exemplo Roy Acuff ou Earl Scruggs), como You are my Flower, Keep on the Sunny Side ou I am a Pilgrim, soam nas vozes dos elementos da NGDB, com destaque para Jeff Hanna ou o mentor do projecto, o multi-instrumentista virtuoso ( aqui com Arlo Guthrie) , John McEuen.





Entre os artistas consagrados da country que aparecem no disco, o destaque devido vai para Doc Watson, uma lenda desse género musical. O músico cego desde a infãncia, aperfeiçoou o estilo flat-picking, ao longo dos anos sessenta e nesse triplo LP, toca e canta em várias músicas, como Tennessee Stud, um clássico dos seus discos ao vivo. E toca o clássico da country Black Mountain Rag, num exercício de virtuoso em que os anos não diminuiram a habilidade de dedilhar , nesse estilo peculiar.



O nome ficou e depois disso, Lembro-me de ouvir uma composição de um disco de 1972, ao vivo, com o filho Merle: On Stage. A composição é daquelas que frequentemente me acorre à memória musical para cantarolar: Don´t let the deal go down, também tocado por outros grupos como os Flying Burrito Brothers, no Lp The last of the red hot burrito, também de 1972.

Depois disso, no início dos anos oitenta, procurei os discos de Doc Watson que por cá não havia.

Em França, importavam-nos da editora original, a Liberty e também a UA. E foi aí que consegui arranjar pelo menos três LP´s – Lonesome Road, de 1977; Live & Pickin´de 1979 e Doc and the boys, de 1981. Capas de cartão americano, bem impressas e de sonoridade em vinil de qualidade.




Depois do advento do cd, os discos principais, passaram a fazer parte do acervo comum, da música country que aprecio. Com particular destaque para Doc Watson in Nashville, de 1965 e um dos melhors discos do músico.

Sem comentários: