terça-feira, 18 de março de 2008

Cidade de Londres



Uma primeira imagem da cidade de Londres, depois de sair do metro de Tower Hill, é da alameda que conduz à rua da ponte da Torre.
Esta torre, é celebrada em disco dos Wings, de Paul McCartney e de 1978, precisamente intitulado London Town e recheado de músicas de grande categoria que agora fazem trinta anos. Um disco de grande referência nas minhas memórias particulares e que serve de introdução a uma pequena série de apontamentos sobre a cidade de Londres, em poucos dias de visita, mas que me deixou embasbacado. Estava à espera de uma cidade com pouco para ver e deparo com um mundo por descobrir.
A minha primeira imagem de Londres, depois de sair do Tube, é esta, mas de noite:
A torre e a barbacã imaginada e a alameda que conduz à casa de onde se pode ver a paisagem que a próxima foto mostra: um dos canais de Londres e que desembocam em marinas pequenas, com barcos que parecem não caber no local nem de lá saírem. Descobrem-se depois as pequenas pontes levadiças que permitem a intersecção dos canais com as marinas. Belíssimo.



Esta imagem, é a primeira do dia, da casa onde ficamos. Mostra um dos canais que segue para as marinas e docas.
As docas, onde param dezenas e dezenas de barcos de grande luxo.



Esta imagem, cliché turístico, concentra o que de específico encontrei no local: o autocarro vermelho, símbolo dos transportes públicos, eficazes, na cidade; a torre do relógio que marca quase meio-dia; os edifícios do Parlamento; as ruas asseadas e os turistas presentes. A roda gigante do Olho de Londres, aparece por trás.


6 comentários:

zazie disse...

Gostou, não gostou?

Pois é. É como lhe digo, mil vezes mais bonita que Paris. Um pequeno mundo com bairrinhos característicos e nada imperial.

Para a próxima, não se acanhe, diga-me e já sabe...

";O)

Foi a Hampstead? é a Sintrinha da zona.

josé disse...

Não fui, mas tenho que voltar. E não há-de ser daqui a muito tempo.

Londres, é, de facto, uma cidade superior a Paris, como cidade em si.

Todos os sítios por onde andei, durante quatro dias, deixaram-me a desejar voltar.

E como o tempo foi pouco, ficou muito por ver.

Oxford, por exemplo. Ahahaha.

zazie disse...

Veja o mail. Eu bem lhe dizia que aquilo é outro mundo.

Oxford é como recuar no tempo e acordar na Idade Média. Se pudesse vivia lá.

ié-ié disse...

Eu sempre disse que Londres é única, superior a qualquer cidade do Mundo, mas eu sou suspeito! E a seguir a Londres surgem as outras, Oxford, Cambridge, Stratford-upon-Avon, Manchester, Liverpool, Leeds, Belfast, Dublin, Cork, Shannon, Galway, eu sei lá, por aí fora.

Queremos é mais textos!

LT

Rato disse...

Soube a pouco, não foi José? Pois, é sempre assim.
Depois de ter tirado uma série de fotografias e respectivos conselhos dos posts do YéYé vou começar agora a recolher a tua preciosa informação e depois juntar tudo num livrinho, até porque lá mais para Agosto estou a pensar voltar a essa cidade da minha adolescência. Estive em Londres (e também em Oxford e Stratford-Upon-Avon) por 4 ou 5 vezes, mas a última foi... há 35 anos!
O desejo de voltar é assim mesmo muito.
E quanto a espectáculos, viste ou recomendas alguma coisa? Um dos que tenho agendados é o "Cabaret".

josé disse...

rato:

Já o escrevi: fiquei deslumbrado. É certo que as condições eram ideiais: descontracção total; companhia certa e que nos assegura o mais importante que é querer estar ali, sem querer estar noutro lado, como na cantiga do Variações.

Com esses pressupostos, o ambiente torna-se mágico em cada esquina. Uma cabine telefónica ganha o seu interesse; uma série de casas também; um carro na rua, idem ( vários Rolls Royce na entrada do hotel em frente ao Hyde Park).
Os autocarros nas ruas limpas e asseadas. Os táxis de modelo único.

Como o tempo foi pouco, não deu para ir aos espectáculos. Havia vários, anunciados no Tube. Não reparei em nenhum especial, nem dei atenção ao Time Out.
No final do dia, fomos duas vezes aos pubs. Para retemperar. Logo a seguir, casa. Estafados.
Pensei que iria chover a cântaros, porque assim dizia a previsão da BBC. Qual quê!
Uns chuveiritos de chuva miudinha e foi tudo. As fotos demonstram-no: tudo seco.

Desejo-te uma magnífica estadia e estou certo que quem aprecia esta cultura que também é nossa, irá também ficar deslumbrado com a cultura dos nossos mais antigos aliados.

Afinal, os portugueses tinham bom gosto...no passado!
Parece que a Filipa de Lencastre nos influenciou. Tenho pena que não tenha sido ainda mais. A ver se nos livrávamos destes políticos de pacotilha que tiram cursos na Farinha Amparo e depois arrotam as postas de porridge já cozidas .

Bleuughh.