quinta-feira, 20 de março de 2008

Música inglesa ( do lado da Escócia)



No Outono de 1978, lembro-me bem de ouvir a música do LP City to City, de Gerry Rafferty.
O disco, vale todo pelas excelentes melodias e produção esmerada. O primeiro lado, ouve-se de fio a pavio, porque todas as canções são memoráveis, como num antigo disco dos Beatles.

Em 1978, Right down the line, fazia o pleno, da melodia com o ritmo e voz açucarada em tom mascavado, de Gerry Rafferty. Baker Street, de saxofone rompante, marca o disco como bem inglês, mas com sonoridades americanas, audíveis na belíssima Island, penúltima do lado dois do LP.

Durante vários anos, andei à procura da versão original do LP saído há trinta anos. Encontrei-o agora nos discos usados de Londres, perto de Portobello e não muito longe de Baker Street. E estou a gravá-lo em cassete, para ouvir como deve ser, quando entender, sem gastar o LP que ficará para gerações a seguir.
Belíssimo disco. Trinta anos em cima, nada lhe retiraram ao prazer auditivo que convoca. Tal como a revisão de Baker Street, tipicamente londrina e que ainda faz lembrar o tema Baker Street Muse, do LP Minstrel in the gallery, de 1975, de outro grande disco inglês: Jethro Tull



As imagens acima, foram retiradas da Rede.

As que seguem, foram retiradas das revistas Crawdaddy e Rolling Stone, da época- Agosto de 1978, um grande mês, de maravilhas inesquecíveis. A publicidade ao disco e o artigo crítico, referem também os Stealer´s Wheel, grupo anterior que gravou três discos entre 1972 e 75, com sucessos como Stuck in the middle with you e formado por Gerry Rafferty e Joe Egan .


Sem comentários: