domingo, 30 de março de 2008

A Banda de Birmingham


I can´t get it out of my head. Esta música de 1974, dos Electric Light Orchestra, passava no rádio como uma sonoridade estranha, entre os êxitos da época.

Os ELO, criticamente, foram apresentados na época, como uma derivação directa da música dos Beatles, com exploração das variáveis abertas por I´m the Walrus. Tem alguma lógica, mas suplanta a comparação. Os ELO são ingleses e o núcleo fundamental, veio dos Move que tinha uma personagem interessante, que ficou de fora: Roy Wood.

Naquele tema e noutros que se seguiram, a secção de cordas, de uma orquestra clássica, misturada com os intrumentos eléctricos, emprestava um som esquisito a um grupo de rock. As sequências de acordes, levemente dissonantes, suscitavam a curiosidade ouvinte e puxavam a atenção a ouvir mais.

A abrir o disco, a Eldorado Overture, parecia uma banda sonora, de um filme de aventuras. Um Salteadores da Arca Perdida, antes do tempo.

A sequência em andante molto vivace, arrefecia o ímpeto, para dar o lugar sonoro, à voz que cantava logo...Midnight, on the water, em ondulações de vibrato.

A secção rítmica, misturada com os violinos e violoncelos, antes de Jeff Lynn cantar I can´t get out of my head, tornam esse tema musical, um dos mais apreciados da década de setenta e que ainda hoje perdura como interessante e sempre audível, como um clássico.

Os temas seguintes, confirmam o disco como um dos melhores de 1974. Logo no segundo título, Boy Blue, os metais que introduzem a música, conjugam com as cordas dos violinos, em pizzicato e retomando a atmosfera de banda sonora de filme de aventuras. Por altura do oitavo trecho, o rock n´roll, bem batido, lembra o ouvinte que se trata mesmo de um disco de rock.

Mesmo assim, no final, a impressão que fica do disco, é um pouco etérea e estranha, para uma obra de rock.

Quando o ouvi, em 1974, foi uma verdadeira surpresa e ficou estes anos todos, como um dos discos de referência de uma discoteca ideal.

Arranjei o LP, versão original, prensado em Portugal pela Rádio Triunfo, já nos anos oitenta. Depois disso, arranjei a versão em cd, dourado, da DCC Compact e ultimamente a versão remasterizada do cd.

A capa do LP é uma pequena maravilha de referências ao filme O feiticeiro de Oz, com os sapatos brilhantes, de Judy Garland, que remete para a estrada de tijolos amarelos, por sua vez remetendo para o disco de título homónimo , de Elton John, de 1973.

Dois anos depois, em 1976, já soavam novas melodias da Orquestra da luz eléctrica, com o disco New World Record. Do mesmo modo que o Eldorado, todos os temas, repetem as mesmas frases dissonantes, ao conjugarem os metais, as cordas e a sonoridade eléctrica da amplificação da guitarra. A versão do disco, em cd e comemorativa dos 30 anos, apresenta a versão instrumental dos temas que realçam a construção musical característica da banda.

Talvez por isso, Randy Newman, compositor americano, compôs em 1979, o disco Born Again, com o tema The Story of a rock n´roll band, dedicado precisamente, aos ELO e que começa assim:

They were six fine english boys; who knew each other in Birmingham"…acompanhado das variações harmónicas típicas, do grupo, inventando uma tonalidade menor, rebatuda na percussão, para o tema Telephone Line.

No final de 1977, com audição já em 1978, novo disco, duplo e de grande fôlego. Out of the blue, soava como os grandes discos duplos da época: uma sucessão de temas sonoros, com vários hits potenciais. O primeiro disco, ouve-se até ao fim, sem mudar de agulha ou trocar de faixa. O segundo, idem. É um disco que mantém, integrais, as qualidades dos dois anteriores. Com uma capa brilhante e apelativa.

Out of the blue, retoma o conceito gráfico do disco anterior, reformando a referência à decoração de juke box, num objecto voador não identificado, muito em voga na época.

Sucesso garantido. Audição deliciosa. No mesmo mês em que saía Never mind the bollocks, dos Sex Pistols e a compilação Decade, de Neil Young.

Em 1979, na senda do disco sound, um novo disco: Discovery. O ovni, transformado em lâmpada de aladino. Conceito de achado. A música, continua na maravilha, com vários temas de luxo, destacando-se Midnight Blue e Need her love.

Em 1981, o último disco com interesse da banda: Time, com dois temas de antologia: Rain is falling e The Lights go down.

Imagem de Eldorado, retirada da Rede; de Out of the blue, retirada de publicidade, na Rock & Folk de Dezembro de 1977.

Sem comentários: