Estes três lp´s são aparentemente três dos primeiros discos gravados digitalmente. O primeiro, Bop Till you Drop, de Ry Cooder, é de 1979 e terá sido o primeiro disco a ser gravado em formato totalmente digital, numa máquina da 3M- DDS-in 1377, aqui mostrada e que gravava em 32 pistas.
Serviu para gravar Bop Till You drop e ainda o disco de Donald Fagen, The Nightfly, de 1982 e eventualmente o disco Gaucho de 1980, dos Steely Dan, embora a gravação final seja analógica essencialmente. Os Steely Dan não apreciam o som digital, segundo consta. Mesmo em altas resoluções ( 24/96 ou 192).
A gravação de The Nightfly foi da responsabilidade de um engenheiro de som chamado Roger Nichols, responsável por outras gravações dos Steely Dan e que morreu em Abril de 2011. O disco de Stevie Wonder, Hotter than July, de 1980, tem uma menção expressa a um sistema de gravação digital da Sony a que chama Professional Digital Audio System, com publicidade neste anúncio da revista americana High-Fidelity de 1985.
Sem comentários:
Enviar um comentário