domingo, 4 de novembro de 2007

Etiquetas

A pequena história destas duas etiquetas de calças de ganga, do início dos anos setenta, pode ser lida nas Rapsódias do Mundo Moderno.

A roupa e a moda, sempre foram, a par da música popular, um dos motivos de interesse da malta nova. De agora, como dantes. Os símbolos da moda, em todo o lado, marcaram o sucesso efémero de marcas. Algumas continuam, outras acabaram. Outras ainda, apareceram de novo.
A roupa de ganga, particularmente as calças e blusões, foram adquirindo, nas décadas de sessenta e seguintes, do séc XX, um significado cultural que permitiu um nivelamento do gosto na moda do vestuário. A qualidade natural do algodão, aliada ao conforto de uso de vestuário casual, permite um uso generalizado e apetecido.





















Em função dessa generalização do gosto, a publicidade utilizou ainda esses símbolos para dar mensagens de outros produtos, como o tabaco. Este anúncio, dos anos setenta, simboliza o "Marlboro man", tão combatido nos anos noventa, na América de Clinton. Esta imagem, no entanto, mostra a cor da ganga já desbotada pela prè-lavagam industrial.


Os anúncios a tabaco, sempre disputaram a atenção do consumidor, com artifício variados. Para mim, o slogan "I´d walk a mile for a Camel", era perfeito. Em meados dos setenta, procurei este maço particular do tabaco americano, com gosto turco. O anúncio é da mesma época.

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