sábado, 24 de novembro de 2007

The Best

Entre as revistas de música popular, da década de setenta, publicadas em França, havia a referência Rock & Folk e ainda a Best. Esta, mais centrada em ilustrações de página inteira, ficava uns bons pontos abaixo daquela, no que respeitava à qualidade de escrita e no aspecto gráfico. Ainda assim, alguns artigos justificavam a compra. Por exemplo, destes números.

Um, com as imagens da tournée dos Rolling Stones, pelos USA, em 1975 e outro com um historial dos Led Zeppelin, de 1976, por altura da saída do LP Presence.






















Na Best de 1976, está publicada uma foto de Jimmy Page, a tocar viola acústica. Uma foto belíssima em que a viola parece soar ao vivo, adivinhando-se o som Martin dedilhado pelo músico. No número de Dezembro de 1975, a par de uma história de David Bowie, apareciam quatro páginas com letras de temas dos Van Der Graaf Generator, um dos grupos que então mais apreciava, o que se manteve ao longo destes anos, aliás. A primeira vez que li a letra de Man-Erg ( Killer, lives inside me...) foi nesse número e em francês. Segundo a tradução do crítico é um hino à esquizofrenia. Um hino, é um modo de dizer em francês...
A foto dos Van Der Graaf, a primeira que me era dado ver do grupo de rock, foi destacada para colecção. Voltou tempos depois, ao lugar original. Este que se mostra.





1 comentário:

LC disse...

Muito bom este blog ..ainda tenho cerca de 166 nºs da Rock & Folk..mas da revista Best..tenho poucos quando chegava a betrand já não havia ,gostava de ter os nºs de 1975 sobre os genesis
cumprimentos~
LC