quinta-feira, 7 de março de 2013

Frank Zappa -Overnite sensation

Ao ver o disco de Zappa, Overnite Sensation, na revista Cinéfilo de 1974 foi uma descoberta gráfica porque a capa do Lp é efectivamente uma das melhores de sempre da música popular, a par da do seguinte lp, One size fits all, que se mostra abaixo.

Verificando melhor a fotografia original da ilustração da revista, torna-se possível ver que as inscrições na lombada podem afinal ser as mesmas do lp original publicado nos USA, o que suscita uma curiosidade: como é que se obtinham lp´s originais dos EUA, em 1974, em Portugal, se os discos de Zappa só começaram a ser editados em Portugal em 1976, como relata um artigo na revista Música & Som, de Setembro de 1977, em recensão crítica ao disco saído em 1976, Zoot Allures? A resposta será simples: por via aérea, preferencialmente...mas quem poderia contar a história seria José Nuno Martins que assina o artigo da Cinéfilo, para ficarmos a saber isso e muito mais sobre as aventuras de um dj na tv a apresentar o Pop 25 e Disco &; Daquilo que então, no longínquo tempo do início da década de setenta, esperava para ver, à noite do serão televisivo a preto e branco, numa apresentação inovadora e que passava o que então se denominavam "telediscos". Lembra-me particularmente de um, com um tema de Cat Stevens do lp de 1971, Teaser and the firecat, salvo o erro.

Seja como for, o lp merece uma imagem integral em relativamente alta resolução:

Incluindo a capa interior, com as letras:


Este lp poderá ter sido reeditado em Portugal no final da década de setenta, sendo certo que me lembro de o ver num escaparate de discoteca, ainda que sem o acabamento gráfico da edição original.
Quanto às músicas, são todas para ouvir na sequência do disco e conjugam muito bem com o disco seguinte, Apostrophe (´).  Foi com estes discos que comecei a ouvir a música de Frank Zappa, mas a seguir a esses viria o que então considerava o melhor disco do compositor, One Size fits all, saído em 1975 e que merece um postal à parte.

Sem comentários: