terça-feira, 30 de outubro de 2012

Observador, a revista de 1971


Em 19 de Fevereiro de 1971 saiu em Portugal esta revista que na época se constituiu como uma pedrada no charco da imprensa da época, um pouco conformista com o regime existente mas simultaneamente de oposição redactorial por serem de esquerda quase todos  elementos que então escreviam nos jornais e revistas mais vendidos. Vida Mundial, Flama , Século Ilustrado, etc. eram publicações de onde saíram anos mais tarde os esquerdistas da imprensa revolucionária do PREC de 1974-75.

O Observador, porém, não tinha essas características e fazia quase uma apologia do regime económico em que nos encontrávamos, com uma distância crítica ao regime político. Hoje seria uma espécie de Jornal de Negócios.
Um dos cronistas da revista era Vitorino Nemésio, hoje muito esquecido. "Se bem me lembro..."

A edição primeira cuja capa é acima mostrada tinha este editorial de Artur Anselmo. Quando lhe perguntaram numa espécie de diálogo socrático " qual a feição política da revista?" respondeu: Apenas a do interesse do povo português.


Noutro editorial do número 4 de 4 a 12 de Março de 1971, escrevia-se assim, como hoje não se escreve: 


4 comentários:

ié-ié disse...

Bem me lembro. Não sei se era assim tão de esquerda. Digamos que era... "marcelista".

LT

josé disse...

Era isso mesmo: marcelista mas desempoeirada de dogmas. Era o espelho de uma ala liberal, de um período de ouro da economia portuguesa que poderia ter prosseguido não se dera o 11 de Março de 1975.

josé disse...

Mas agora percebo o equívoco: de esquerda eram quase todos os demais jornalistas...da imprensa diária e periódica.

Foram eles quem alimentaram a onda do PREC e da "força, força, companheiro Vasco".

Ainda hoje é assim ou quase.

S C disse...

Boa noite josé.
Julgo ler o josé noutras paragens, se assim é permita-me dizer que admiro os seus escritos e agradeço o facto de os partilhar.
Vim aqui parar porque procurava, no google, pagina a seguir a pagina, informação relacionada com a revista Observador. Despertou-me a curiosidade sobre esta revista, aliaz, despertou-me a curiosidade sobre os tempos em que saía essa revista, que,também, julgo ser importante conhecer e perceber como eram mesmo esse tempos porque considero que o "passado ajuda o futuro". E mais uma vez reconheço a utilidade do que publica uma vez que nitidamente somos enganados.

Sobre a revista, no google encontrei fotos das capas e alguns artigos publicados. Imaginava eu que ia encontrar a coisa digitalizada e prontinha a pesquizar :) mas parece que esse trabalho ainda não foi feito. Ora bolas!
Se o José conhecer forma de eu ter acesso ao conteúdo das revistas, na net ou de outra forma e queira partilhar agradecia. Parece haver revistas no OLX à venda, isso eu vou investigar.
Com tempo vou ver estes blogues que sugere, que parecem interessantes.

Cumprimentos