domingo, 24 de outubro de 2010

Auscultadores Sennheiser


Auscultadores. Sempre foram o modo de ouvir música mais intimista e de forma mais envolvente do que as colunas de som normais.
Como o ambiente se reduz ao pavilhão auricular, não há interferências das dimensões e decoração das salas, o que normalmente modifica o som que se ouve através das colunas.
E no entanto nem todos são iguais, como se percebe...ouvindo.

Desde cedo que ouvia no silêncio da noite, o rádio que passava álbuns inteiros. Lembro-me de ouvir em transe quase religioso o disco dos Van der Graaf Generator, Still Life, em 1976, um dos meus discos preferidos de sempre. Experiência única com uns auscultadores mono e de fraca qualidade, mas ainda assim reveladores de pormenores sonoros que de outra forma escapam ao ouvido.
Nos anos oitenta, experimentei a sonoridade de uns Sennheiser, alemães e com uma qualidade sonora espantosa.
Não me lembro do porquê da preferência, mas a cor amarela da espuma de protecção talvez tenha algo a ver e a estética do produto, sempre interessante.

Os primeiros que experimentei julgo terem sido os HD 414 , na foto, os do meio do lado direito. Mas já tinha ouvido falar dos HD 40, (atrás daqueles e com foto da respectiva caixa) como tendo um som fantástico. E confirma-se completamente porque arranjei uns há uns meses. E eram os mais simples e mais baratos da firma alemã, nos anos 80.
Depois dos HD 414, experimentei uns HD 430 ( foto de baixo, a meio) e realmente eram bem melhores.
Não satisfeito, tentei depois disso os HD 58o Ovation que comprei em Braga, na Valentim de Carvalho ( atrás do lado esquerdo), já no dealbar dos anos noventa e que me acompanharam muitos anos até ficarem subitamente silenciosos e sem arranjo possível.
Para os substituir, há uns anos dei uma conta calada pelos melhores da firma, com excepção de uns esotéricos com preço proibitivo. Os HD 600 com imagem à esquerda restituem a fidelidade sonora em altíssima qualidade se a fonte lhes fizer justiça.
Ultimamente, com curiosidade arranjei o modelo HD 424, ( na foto de cima, do lado direito, em baixo) ainda dos anos setenta, mas não me convenceram muito. São bastante inferiores aos Hd40 que são realmente espantosos e quase pedem meças aos HD 600, que custam várias vezes o preço deles. A mim, custaram-me qualquer coisa como 10 euros, ou coisa que o valha. E andei meses à procura de uns, na ebay.


Sem comentários: