segunda-feira, 16 de março de 2009

DVD-A


Em finais de 2000, apareceu no mercado um outro formato de reprodução musica: o dvd-a, DVD-Audio. Em corrida com um outro que se apresentava no mesmo sector: o SACD, Super-Audio cd.
Ambos prometiam fazer do cd normal, com amostragem de 44KhZ e 16 bits, um objecto do passado, baseados na sua superioridade natural de reprodução em 96KhZ ( ou até 192) e 24 bits. E em surround sound, com 5 ou 7 canais, mais o baixo.
Passados oito anos, já poucos discos DVD-Audio ou SACD se encontram à venda, tirando alguns do sector de música erudita.
Como é que isto aconteceu?
O DVD-Audio, a meu ver, suplantava o SACD em qualidade de reprodução, mas tal como aquele precisava de um leitor próprio e não havia muitos no mercado. O formato nunca se impôs e com a chegada do Blu-Ray, ficou definitivamente arredado. Aliás, ambos foram arredados. A diferença sonora para o cd normal, notória na maioria dos casos em que a gravação é boa ( Rumours de Fleetwood Mac, ou Hotel California, dos Eagles, por exemplo, ambos em dvd-a), fica prejudicada pela falta de ouvido atento, do comprador.
Um dos artistas musicais que se dedicou mais seriamente a colocar os seus discos em formato de qualidade sonora próxima do LP, tem sido Neil Young.
Em Fevereiro de 2001, a revista Sound& Vision, anunciava o DVD-Audio, como uma grande inovação técnica e com o apoio de...Neil Young que não jurava então por outra coisa, na reprodução sonora para o consumidor.
No entanto, passados estes anos, Neil Young, anunciou já que vai publicar uma caixa com dez cd´s em formato...blu-ray. Neil Young considera agora que é o melhor que há em matéria de reprodução tipo cd.

Mesmo assim, numa comparação auditiva com o disco charneira de Neil Young, Harvest, de 1972, ouvindo-o em cd, dvd-a e lp, pode concluir-se que a versão superiro, em termos sonoros, é o vinil do LP. No question about it, porque acabei de fazer a experiência.
O som do dvd-audio é mais robusto nos baixos, mais limpo em qualquer ruído de fundo. Mas o som do Lp é mais dinâmico, mais relaxado e mais detalhado. Os instrumentos ( pedal steel guitar) que no LP aparecem do lado direito no stereo, no dvd ouvem-se no lado contrário.



1 comentário:

MARIA disse...

Imagens cheias de cor, com encanto e vida próprias.
Tão interessante e tão revelador do " especial ouvido" para a música da melhor qualidade.
É curioso, recentemente também estive a relembrar Neil Young .Concretamente com este tema :

http://www.youtube.com/watch?v=7fXaC07X5M8

Saudações
bj

Maria