domingo, 11 de dezembro de 2011

Bob Dylan 1972



Este single de Bob Dylan foi publicado em Portugal em 1972, apesar de ter saído originalmente em finais de 1971 e não fazer parte de nenhum LP.
Foi com este single que descobri um novo interesse na música de Dylan, para além das canções dos anos sessenta que passavam no rádio da época e que eram poucas. Blowing in the wind, talvez. The times they are a changin´, possivelmente. Mas nada me lembra Blonde on Blonde ou mesmo de Highway 51 Revisited, que tivesse ouvido e registado, só para mencionar dois dos mais importantes discos de Bob Dylan da década de sessenta. É possível que outras canções de Dylan despertassem interesse, mas em 1971 e 1972 não houve registo de LP por parte do cantor. O anterior LP, de 1970, era New Morning e a canção que me lembro desse disco é If not for you, mas não me recordo de a escutar no rádio da época. E do anterior a esse, Self-Portrait, também de 1970, ainda menos lembro.
Foi portanto com a audição de uma "canção de protesto" de Dylan que comecei a interessar-me pela obra do cantor americano.
Este single tem a particularidade de ser edição diferente das demais que se publicaram na época. A cor da capa, a sugerir o Lp Greatest Hits vol. II, saído na mesma altura, variava do azul para o rosáceo.
O desenho da contra-capa, apócrifo, remonta a 1976 e à época de Blood on the tracks. O single, com outros discos aqui mencionados, pertence ao meu amigo José Gomes, o titular das novidades discográficas dessa época e que ontem me emprestou o disco para aqui reproduzir. A par desses lá estava o dos Santana, Abraxas, uma referência da época.

1 comentário:

MARIA disse...

"If Not For You"


If not for you, babe, I couldn't find the door
Couldn't even see the floor
I'd be sad and blue if not for you.

If not for you, baby, I'd lay awake all night
Wait for the morning light
To shine in through
But it will not be new if not for you.

If not for you, my sky would fall, rain would gather too
Without your love I'd be nowhere at all
I'd be lost if not for you
And you know it's true.

If not for you, my sky would fall, rain would gather too
Without your love I'd be nowhere at all
Oh what would I do if not for you ?

If not for you, winter would have no spring
I couldn't hear the robins sing
I just wouldn't have a clue
Anyway it wouldn't ring true if not for you
If not for you, if not for you.
*
*
*
http://youtu.be/tctzUNMp5po

*
*
*

Tão bonito... muito obrigado por recordar esta canção.