sábado, 12 de novembro de 2011

Discos de 1975


Em Setembro de 1975 a revista Rock & Folk publicou este anúncio na contra-capa. Era do novo disco dos Pink Floyd, Wish you Were Here, um disco que marcou esse fim de ano e que ouvi muitas vezes no rádio, ao ponto de tentar tocar a canção-tema, que me oferecia dificuldades por causa da vocalização muito própria de David Gilmour. Saiu recentemente o cd rematrizado e que contém uma versão alternativa dessa canção. A original cheguei a gravá-la em 1977, depois de ter passado alguns meses a criar calos nos dedos por causa das cordas metálicas da vila acústica que tinha comprado meses antes, em Outubro de 1976.
No Outono-Inverno daquel ano de 1975, a música que ouvia com interesse, era essencialmente esta que ainda ouço hoje, gravando-a para ouvir em viagem, etc.:

O disco de Frank Zappa, One Size fits all era e é uma pequena maravilha que Fernando Balsinha ou Jaime Lopes passavam no rádio, à noite no Espaço 3P. Ou nos programas Boa noite em FM; Banda Sonora; Perspectiva e em Órbita.

O disco de Roy Harper, HQ foi passado pela primeira vez por Jaime Fernandes que afeiçoava particularmente este tipo de música para gáudio de quem gostava, como eu. Além de HQ passou os restantes discos de Roy Harper e em 1977 até contribuiu para a sua vinda a Portugal por causa das vendas do disco Bullinamingvase, outro portento.
O disco dos Jethro Tull, Minstrel in the gallery, era para mim, na altura , um hino, uma maravilha que me soava constantemente nos ouvidos. Por causa desse disco e do que se seguiu, Too old for rock n´roll too young to die, passei uma viagem de combóio do Porto a Coimbra a conversar com uns italianos que também gostavam da música dos Jethro Tull e tinham visto uns dias antes um grupo funky, na Bélgica ou Holanda e contaram uma anedota que aqui não se pode reproduzir.
Venus and Mars dos Wings foi um disco que me cativou porque todas as faixas, quase sem excepção, são interessantes e incitam à escuta. Ainda hoje. É um disco fantástico de Paul McCartney.
O disco de Neil Young, Tonight´s the night é um dos melhores do músico canadiano e tem várias faixas de antologia que ao longo dos anos foram sempre ouvidas como se da primeira vez.

A par desses discos afeiçoados, nos respectivos programas de rádio passavam ainda os Armageddon, Camel e o LP Snow Goose, muito interessante e sem dúvida um dos discos dessa altura; Ritchie Blackmore e os Rainbow; King Crimson e Lark´s Tongue in aspic; Lindisfarne ao vivo; Magna Carta e Lord of the ages e muitos mais.

Sem comentários: