segunda-feira, 31 de maio de 2010

Crosby Stills Nash & Young- Déja Vu

Este Lp fotografado saiu em 14.3.1970, nos EUA. Os Crosby Stills Nash & Young, lançaram Déja Vu depois de já terem alcançado notoriedade com o primeiro Lp e em trabalhos dos membros do grupo noutras bandas, como os Buffalo Springfield ou mesmo os Byrds.

Déja Vu, em 1970, valia pelo virtuosismo vocal e instrumental dos músicos e para mim valia pela canção Teach Your Children, cuja toada nunca me cansei de ouvir, sendo uma das músicas que me levou a tentar aprender a tocar guitarra acústica.
No entanto, o som característico dessa música é a pedal steel guitar que aqui é tocada por Jerry Garcia, dos Grateful Dead, segundo se conta em estreia porque o instrumento country por excelência seria novidade para o músico. Diga-se por isso mesmo que o acompanhamento é primoroso de sobriedade e categoria e foi exactamente esse som, nesta canção que me chamou a atenção para o country rock.
Para além disso, o LP original ( na foto) tem um acabamento gráfico excepcional. A capa é rugosa no cartão prensado ( ampliar com um clique para perceber) e a foto é colada, sendo a letra decorada em tom dourado que torna o objecto um verdadeiro álbum.
Uma das capas mais belas da música popular.

1 comentário:

Armindo disse...

Concordo. Tenho o original e é uma das capas que mais gosto. Em 1970 era simplesmente espectacular!