quarta-feira, 3 de março de 2010

Deep Purple


Em 1972 saiu um álbum dos Deep Purple que se tornou um ícone do hard-rock, acompanhando os Led Zeppelin ou os Black Sabbath nesse estilo musical com predominância da guitarra em distorção e secção rítmica acelerada. O disco marcou os anos setenta, com duas ou três canções que ficaram no ouvido e fartaram de soar na época.

O álbum Machine Head é o disco escolhido pela Hi-Fi news deste mês ( imagem acima, clicar para ler), para o destaque sonoro.
Como habitualmente, a revista colige todas as edições do disco original, fazendo uma apreciação crítica dos diversos formatos e edições posteriores.

Depois do LP original sobressai a edição comemorativa do 25º aniversário, de 1997 e a edição em sacd, de 2003.
Na reedição de 1997, com dois cd´s, os temas foram remisturados num cd e no outro apenas rematrizados. Prefiro esta última melhoria.

O LP tem como símbolo sonoro o famoso Smoke on the water, single de sucesso, mas inferior em qualidade ao primeiro tema, Highway Star, com ideias musicais mais tarde exploradas por uns Van Halen, como se pode ouvir no solo de guitarra de Richie Blackmore, com progressões em arpejos que foi buscar a...Bach. Tal como o Whiter shade of pale dos Procol Harum.

Sem comentários: