sábado, 28 de novembro de 2009

Procol Harum


A actual reedição dos discos dos Procol Harum, por ocasião do 40º aniversário do lançamento de A Salty Dog, é muito cuidada e o som, rematrizado, excede o das anteriores edições dos discos, em 1995.

Durante a primeira metade do ano de 1973, saiu um disco que concitou a atenção geral de quem escutava música popular na altura. O grupo, aliás, esteve em Portugal, para dois espectáculos em Cascais, com crónica na Mundo da Canção nº 35.

Grand Hotel dos Procol Harum começou a passar no rádio de então como uma canção que se ouvia em modo de sucesso. E no álbum havia outras: toujours l´amour, rum tale, souvenir of London, eram mais três e ainda Liqourice John.

O disco depois de ouvido na discoteca local ficou no ouvido como um dos grandes Lp´s de 1973 ( a par de Quadrophoenia dos The Who; Dark side of the moon dos Pink Floyd e Goodbye Yellow brick road de Elton John).
Nessa altura, alguém da turma comprou o disco e num intevalo aproveitei para passar a letra do tema principal. Assim como fica aqui, num pequeno papel amarelecido pelo tempo.


4 comentários:

Luís Bonifácio disse...

Grande noticia.
Não posso perder esta reedição.

Zé Dias da Silva disse...

Coincidência das coincidência: estive ontem, sem saber desta notícia, a ouvir o Grand Hotel.

josé disse...

O primeiro disco do grupo, aqui retratado com capa avermelhada, é uma preciosidade, principalmente neste formato. Contém, além dos títulos originais, mais onze canções, algumas inéditas e de grande qualidade.
Contém ainda o tema maior do grupo: Whiter shade of pale.

Vale cada cêntimo e só custa uma dúzia de euros ou por aí.

MARIA disse...

Fascinante! Aproveitei para escutar um pouco o grupo no youtube.
Gostei muito deste tema :
http://www.youtube.com/watch?v=RBmlkmAn3cQ
Não será deste album provavelmente, mas achei interessante.

É sempre de agradecer a sua generosa partilha.


Um beijinho

Maria