No início do Verão de 1974 quando descobri na Bertrand as revistas Pilote encadernadas em diversos volumes comecei por comprar um dos que mais me chamava a atenção e que era o que trazia as aventuras de Blueberry, L´Outlaw, no Volume 66, em Agosto de 1974, depois de ter comprado em Lisboa o volume 65, em Junho desse ano.
As duas primeiras páginas da aventura de Blueberry eram assim.
O traço típico de GIR tinha evoluído no desenho, para um virtuosismo impressionante, desde os álbuns O Homem do punho de aço e A pista dos Sioux, publicados no Tintin português no Verão de 1973 e 1974 respectivamente, embora fossem publicados originalmente em 1967, na Pilote francesa.
Seguir-se-iam mais dois ou três álbuns até chegar a Chihuahua Pearl, de 1970, exemplo daquela evolução e que se prolongou por dois dos melhores da série, também de 1971 e 1972: O Homem que valia $500.000 e Balada para um caixão que só vi posteriormente, em 1974 nos recueils que fui comprando.
Assim, quando saiu L´Outlaw, publicado no Pilote em 5 de Abril de 1973 e no recueil nº 66, li-o pela primeira vez em Agosto de 1974, altura em que o comprei.
O álbum Chihuahua Pearl comprei-o também em 1974 e é um dos melhores da série.
Por outro lado, com L´Outlaw terminaram as aventuras de Blueberry de
GIR, publicadas na Pilote, apesar de terem continuado, com publicação
noutros lados.
Por exemplo, Angel Face, de 1975 , foi publicado originalmente no Tintin francês ( Nouveau Tintin N1-N9).
A imagem que segue é desse Nouveau Tintin, de 11 de Novembro de 1975, altura em que Gir já tinha o heterónomo Moebius e desenhava para a Métal Hurlant.
O próximo Blueberry, Nez Cassé, saiu na Métal Hurlant durante o ano de 1979 e também na revista Super As que publicou o seguinte La longue Marche, em 1980.
A seguir na Série, La tribu fantôme, publicou-se em 1981 na revista L´Écho des Savannes.
La Dernière Carte, de 1983 publicou-se na Spirou ( 2380-2383).
Le bout de la piste, de 1986 apareceu em álbum, como os seguintes.
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