quinta-feira, 5 de abril de 2012

Os Byrds e os Eagles em lp

Estes três lp´s originais, de prensagem americana, mostram em termos sonoros tudo o que as gravações americanas da música popular oferecem de melhor.
As versões em cd sairam em 2000 ( dos Byrds, em edição rematrizada em 20 bits e também a dos Eagles do Lp Desperado).
Os Lp´s dos Eagles, do álbum Desperado de 1973, têm a referência AS 53008 ou K 53 008, de prensagem inglesa e de 1973 ( imagem em baixo à esquerda) e a versão original americana SD 5068 ( imagem à direita).
O som destes discos é diferente. O melhor é o lp original americano, sem margem para dúvida. Mais equilibrado e suave, com melhor recorte sonoro e definição espacial.

Quanto aos Byrds é a mesma coisa. Ouvir a versão rematrizada em cd, de Untitled é uma coisa. Ouvir o lp original é voltar a ouvir o disco de um modo diferente e com relevo sonoro.
Para além disso as capas são de uma consistência no material de cartão e na definição gráfica que não encontra paralelo noutras edições. A edição original de Desperado apresenta-se em cartão rugoso e a europeia em cartão lustroso.
O álbum Untitled, mítico durante uns anos para mim ( antes da saída em cd nunca o ouvira a não ser nos programas de Jaime Fernandes na rádio Comercial ou no programa 4, ainda nos anos setenta, com o título Country, música da América, em que passava os melhores expoentes desse género musical. Aliás, um indicativo de um dos programas de Jaime Fernandes foi em tempos o tema Nashville West que integra o lp Dr. Byrds & Mr. Hide) é uma maravilha ouvido no lp original, revelando todas as subtilezas sonoras de uma gravação impecável. É um prazer ouvir este disco.

Sem comentários: