Estas colunas de som, numa publicidade de uma revista americana ( National Lampoon, de Abril de 1973) são as celebradas JBL, modelo Century ou L100, produzidas para reproduzir em casa, em preço mais apelativo, o som dos monitores de estúdio com modelo 4310 e sucedâneos ( 4311 e 4312).
No início dos anos setenta estas eram as colunas que serviam de referência para ouvir em estúdio, com qualidade profissional, o som gravado. Em 1982, Frank Zappa, no disco Ship arriving too late to save a drowning witch, recomendava:
"This album has been engineered to sound correct on JBL 4311 speaker or an equivalent. Best results will be achieved if you set your pre-amp tone controls to the flat position with the loudness control in the off position. Before adding any treble or bass to the sound of the album, it would be advisable to check it out this way first. F.Z."
O assunto ainda suscita debates em fora, na Rede, mas o que me interessava então, para além do som de que não me lembro, era o aspecto exterior, o design industrial do produto.
Lembro-me de ver este tipo de colunas expostas em montras de aparelhagens e ficar perdido de amores platónicos por elas. Para mim, eram demasiado caras e portanto, ficaram sempre nesse patamar de admiração: ao longe e mitificado.
No início dos anos setenta estas eram as colunas que serviam de referência para ouvir em estúdio, com qualidade profissional, o som gravado. Em 1982, Frank Zappa, no disco Ship arriving too late to save a drowning witch, recomendava:
"This album has been engineered to sound correct on JBL 4311 speaker or an equivalent. Best results will be achieved if you set your pre-amp tone controls to the flat position with the loudness control in the off position. Before adding any treble or bass to the sound of the album, it would be advisable to check it out this way first. F.Z."
O assunto ainda suscita debates em fora, na Rede, mas o que me interessava então, para além do som de que não me lembro, era o aspecto exterior, o design industrial do produto.
Lembro-me de ver este tipo de colunas expostas em montras de aparelhagens e ficar perdido de amores platónicos por elas. Para mim, eram demasiado caras e portanto, ficaram sempre nesse patamar de admiração: ao longe e mitificado.
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