sábado, 23 de janeiro de 2010

Kate McGarrigle


Na música popular, de todas as expressões, não há assim tantas artistas femininas, singulares, como isso.

Na pop/rock, o número dos discos que guardei e aprecio, de música composta, tocada ou cantada por mulheres, ainda se reduzem mais.

Sandy Denny, Joni Mitchell, Linda Rondstadt ou Emmylou Harris e Joan Baez, destacam-se entre outras porque tenho discos que aprecio.

Mas há duas irmãs canadianas que ficaram no ouvido, nos anos oitenta, logo que ouvi um ou outro tema no rádio: Kate & Anna Mcgarrigle.

Kate morreu esta semana que acaba, como dá conta o blog das irmãs. Rodeada de paz, tranquilidade e a presença da família, segundo se escreve. Fora casada com Loudon Wainwright III, pai de Rufus, como mesmo apelido e por causa disso, encomendei este disco que não ouço há mais de trinta anos e sei que vou ouvir como se fosse ontem. É o disco do Bicentennial, de 1976.

Por enquanto, ouço dois Lp´s das irmãs, na foto acima, em prensagem de capa original canadiana. O primeiro, de 1975, apenas com o nome das irmãs e o segundo, de 1977, Dancer with bruised knees.
Duas pequenas jóias da música popular, bilingues em algumas faixas, por causa do francês do Canadá e deliciosos de escutar, de uma subtileza musical que só comparo a certos artistas ( como Paul Simon me ocorre agora).
O primeiro, de 1975, é mais que uma pequena jóia, porque um dos melhores discos de música popular, todos os géneros confundidos e com a participação de artistas de grande gabarito como Lowell George, dos Little Feat; Steve Gadd, na bateria; David Grisman; Amos Garrett- autor do solo de Midnight at the oasis, de Maria Muldaur em 1973 e outros.

Por isso, merci beaucoup Kate & Anne Mcgarrigle, pour votre musique.

Thank you for the music.






2 comentários:

MARIA disse...

Eu concordo com o que diz em relação a vozes femininas. É verdade.
Foi tão agradável conhecer as duas irmãs, pese embora com muita pena pela partida de uma delas já.
Obrigado pela sua partilha.

um beijinho

Teresa disse...

E eu agora estou em choque.
É a primeira vez que aqui venho, e tive de pedir o endereço. E vim por causa delas. E descubro que Kate morreu há menos de um mês
O disco de estreia das irmãs McGarrigle é um dos discos da minha vida.
Nem sei que diga, estou atarantada.
Desculpe.