sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pilote e a bd fantástica


Em consequência destas experiências no início de 1974 reparei na revista Pilote em formato inesperado ( maior que uma folha A4) que estava afixada no escaparate da livraria Bertrand. Era a primeira vez que via a revista que já conhecia por causa do Tintin a referir.
O preço era bastante caro para a época- 27$50, quando o Tintin nacional custava  10$00 e o belga 15$00. Em breve, em Abril de 1974, o Tintin belga passaria a custar 22$50 e dali a uns meses, no final do ano de 1974 quando deixei de o comprar,  25$00.
Mesmo assim comprei o nº 745, de 14.2.1974 à espera de ver desenhos diferentes do Tintin e descobri Fred e J.C. Forest ( que já conhecia da Realidade de 71). Além disso, a revista trazia textos e imagens de outros assuntos, com ilustrações de caricaturistas e desenhadores como Gourmelin. Graficamente era mais apelativa e lá fui comprando durante algumas semanas, sempre que podia. Até Junho de 74 comprei meia dúzia de números, incluindo um especificamente devotado à S.F., ficção científica com uma ilustração de Moebius/Gir, a primeira vez que via tal coisa.

Falhei os nºs 746 e 747, mas quando vi esta imagem de Druillet, da historieta Yragael ou la fin des temps, não resisti e voltei a comprar. O que fiz novamente no número seguinte por causa do desenho de Gir/Moebius e assim sucessivamente os quatro números seguintes à espera de ver novamente os desenhos do mestre recentemente desaparecido ( Jean Giraud morreu este ano).


Como não vi depois disso mais nenhum desenho, e a revista era relativamente cara, deixei de comprar no nº 753, sendo certo que a periodicidade semanal terminou com o nº760 de 30 de Maio de 1974.
Com data de 1 de Junho saiu a nova Pilote, renovada, mensal e de formato mais pequeno. O primeiro número desta nova série era uma pequena maravilha, apesar de custar quase o dobro ( 45$00). A suivre, portanto.

Sem comentários: