quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Para além do real- a ficção científica


A imagem acima, da autoria de Giger, publicada na revista francesa de cinema Première, de Abril de 1983, em publicidade ao Le Livre de Poche, mostra o fascínio do real ficcionado na banda desenhada, literatura e cinema que começou a atingir-me em 1974 e que tinha raízes provavelmente neste livro: Le Matin des Magiciens, de Louis Pawels e Jacques Bergier, comprado à cobrança, à Bertrand, em 7.12.1973 ( com factura e tudo). O desenho da capa do livro de bolso da Folio é de Gourmelin, também colaborador na Pilote. E como é que em 1973 descobri Bergier? Ainda estou à procura de saber...as referências. A revista Planète de que terei visto uma referência noutro sítio é uma pista,  mas não tenho a certeza. Talvez nos catálogos da própria Bertrand que nessa altura traziam muitas referências a livros de fantástico, com capas pretas e letras douradas, de Robert Charroux e outros. O livro, esse devorei-o, como se costuma dizer porque ia realmente para além do real.


 Giger tinha sido o autor da capa de um disco dos Emerson Lake and Palmer, Brain Salad Surgery, de 1973 e inspirou depois, com as suas ilustrações, cenários de filmes como por exemplo a série Alien, cujo último produto estreou este ano- Prometheus. La boucle bouclée.



A referência ao livro de Louis Pawels e Jacques Bergier , Le Matin des Magiciens, vinha no catálogo dos livros de bolso da Folio da Primavera de 1973.
Porém, antes disso, em 1972, a Bertrand tinha enviado o catálogo desse ano e lá vinha a referência a dois livros daqueles autores, incluindo o Despertar dos Mágicos. Deve ter sido por aqui que decidi comprar o livro, pedindo-o à cobrança.
No entanto permanece por esclarecer na minha memória como é que os nomes e essa obra surgiram como motivo de interesse. Ou foi pela leitura de jornais ou revistas ou pela consulta do livro em português, na própria Bertrand,  que aliás custava mais que a edição francesa da obra, em livro de bolso ( mais de 100 escudos contra 60 da edição francesa).




3 comentários:

Anónimo disse...

ola amigo, tudo bem?espero que sim..
sou caricaturista e um grande fan de mulatier ,morchoisne e ricord...princialmente do mulatier..
mas aqui no brasil as coisas sao muito dificieis..
achei seu blog e gostei bastante,parabens..
gostaria que se voce tiver imagens de caricaturas ou fotos de mulatier ricord e morchoisne me envia por favor..
vou lhe agradeçer bastante por isso amigo. espero sua resposta..
meu email
lucianocartoons@gmail.com

veja meu blog
www.lucianoaraujoc.blogspot.com.br
espero sua resposta..
obrigado..

josé disse...

Posso fazer scanning das caricaturas publicadas na Realidade de 72 em alta resolução ( mais de 1 mega) e enviar por mail se o meio ( gmail) aguentar.
Serve?

José disse...

Já enviei pelo mail portadaloja12@gmail.com