domingo, 11 de março de 2012

Blonde on Blonde outra vez

Estas três imagens, mais uma, do mesmo disco de Bob Dylan, Blonde on Blonde significam três sonoridades distintas. O disco já por aqui foi comentado em tempos. Porém, só agora me foi dado ouvir o LP original, na versão mono e com imagem à direita, em prensagem americana.
Os Lps alinhados são de origem espanhola, dos anos setenta ( referência S 66012 de 1971); checa ( referência 21 0065 6 1302, de 1991) e a original ( referência C2L 41, de 1966) e o cd da Columbia/Legacy, rematrizado em super bit mapping, com 20-bit digital, colecção Mastersound, de 1994.

Tal como a capa dos Lp´s. com tonalidades diferentes entre si, a cor que prefiro é a original, da direita. As cores estão mais suaves e calorosas. E o som também, embora reconheça que a versão em cd é de muito boa qualidade e a prensagem checa melhor que a espanhola. Contudo, a versão mono ouve-se melhor em auscultadores porque mais relaxante e equilibrada. E no interior da capa desdobrável, aparece uma foto de Claudia Cardinale que depois, em edições posteriores, desapareceu.

2 comentários:

Manuel disse...

O meu comprei-o no inicio de 1986. CBS 66012 foi editado e distribuído em Portugal pela CBS Portugal. Presumo, portanto, que seja de prensagem portuguesa. A rodela do vinil está escrita em português “proibidos a duplicação…”. O que me intriga é que interior da capa desdobrável aparece a referência” NL printed in Holland”. Sabe dizer-me em que ficamos? Quanto ao resto, bom som e uma capa muito boa. Obrigado

josé disse...

Tanto quanto julgo saber essa referência é inglesa (UK) e é de 1983.

Vi aqui