segunda-feira, 9 de março de 2009

O som do cd

Após o aparecimento do cd, no início dos anos oitenta, começaram também a surgir meios de melhorar o som reproduzido por esse meio.
Um dos primeiros esquemas, foi introduzido por companhias americanas como a Mobile Fidelity ou a DCC Compact Classic, com a gravação dos discos em cd´s dourados, supostamente melhores na fixação do sinal digital. No entanto, as duas usavam...os masters originais para deles extrairem o som que tratavam depois nos discos que produziam



Alguns cd´s da Mobile Fidelity ( Dark Side of the moon dos Pink Floyd; A night at the opera, dos Queen; Crime of the century, dos Supertramp; Aja dos Steely Dan; Goodbye yellow brick road, de Elton John) e da DCC ( Hotel California, dos Eagles; The Pretender, de Jackson Browne), e a Columbia Legacy ( 52nd Street de Billy Joel; Bridge over troubled water, de Simon & Garfunkel e Blonde on Blonde de Bob Dylan) soam de facto melhor do que os seus semelhantes em cd vulgar, devido ao cuidado na gravação e reprodução dos masters, mas continuam a soar a cd, comparando com o vinil original.
O som desses cd´s, ( por exemplo Hotel California dos Eagles), soa mais poderoso na dinâmica entre graves e agudos, mas menos subtil e equilibrado que o LP. Em audição prolongada é mais fatigante.

Além desse modo de melhorar o som do cd, originalmente a 16 bits e com uma amostragem de 44100 ciclos por segundo, com as sucessivas "remasterizações" que foram aparecendo, algumas em modo de promoção do disco, mais do que da música, apareceu uma melhoria real, nessa reprodução, nos anos noventa: os cd´s com conversão de gravação analógica para digital, em super bit mapping, de 20 bits...e com o banho dourado também. O exemplo mais flagrante são dois discos de Frank Zappa, editados pela Ryko disc: Apostrophe e One Size fits all. São também alguns discos de Roy Harper, em 20 bits.
E uma gravação comemorativa dos trinta anos do disco Abraxas, de 1970, de Santana, tem um sbm de 24 bits. Tal como os discos dos Creedence Clearwater Revival, também "remasterizados" em 24 bits, saídos em 2000. Ou os discos de David Bowie, da mesma altura.
Também se experimentou outra técnica: hdcd. Um modo de codificar 20 bits, de modo a aumentar a qualidade do cd, em leitores preparados para tal, compatibilizando os que o não estão. O exemplo, é Silver and Gold de Neil Young, de 1998.




















No início do séc XXI, em finais de 2000, apareceu então uma melhoria real, significativa e importante na reprodução musical em suporte em disco: o dvd-audio e o sacd e ultimamente o blu-ray.

Sem comentários: