terça-feira, 10 de março de 2009

CD´s de qualidade

O som do cd, ao longo dos anos, também foi evoluindo, havendo alguns cd´s que pouco ou nada desmerecem a sua edição original em LP.

Alguns exemplos podem ser encontrados nos seguintes:





















Estes dois discos dos Gentle Giant, publicados originalmente em 1970 e 1971, têm nesta reedição da etiqueta Repertoire, uma perfeita reprodução das capas dos discos originais, com a embalagem em bom cartão e melhor impressão, em formato digi-pack. A qualidade sonora também é muito cuidada e de grande mestria.


Os dois primeiros discos dos Boston, de 1976 e 1978, são outros dois exemplos de grande qualidade na reprodução da arte original das capas antigas, também em formato digi-pack. Neste caso, provavelmente com melhorias, porque vêm acompanhadas de notas e fotos inéditas e não contidas nos LP´s originais. Quanto ao som, o mentor do grupo, Tom Scholz, multi-instrumentista, regravou e remisturou as fitas originais, tendo obtido uma sonoridade de grande qualidade, diferenciada da dos LP´s, mas ao nível dos mesmos ou mesmo superior.

Este disco dos King Crimson, Lizard, gravado em hdcd, é outra pequena maravilha de reprodução gráfica e também sonora. Editado em 2000, por ocasião dos 30 anos do Lp original, está remasterizado em 24 bits. A edição em digi-pack, contém ainda um pequeno livreto com reproduções de notícias de jornais musicais da época.

Sem comentários: