domingo, 30 de maio de 2010

Before the flood- Bob Dylan


Este disco ao vivo de Bob Dylan saiu em Junho de 1974 e provavelmente chegou cá a Portugal, dois ou três meses depois. Lembro-me de o ouvir na Página Um da Rádio Renascença e com essa audição, retomei o interesse em ouvir Bob Dylan, cujas canções antigas tinham já ficado para trás no tempo, com um intervalo para Knocking on Heavens ´s door e George Jackson, singles dos anos anteriores.
O disco seguinte, Blood on the tracks, saído em Janeiro de 1975, foi ouvido ( com a canção Idiot wind) pela primeira vez na mesma Página Um, em 18.2.1975, num serviço de correspondência musical com algum residente em Londres que enviava para cá os discos novos.

Com Before the Flood, as antigas canções como Like a Rolling Stone, Blowin in the wind ( que se lhe segue no disco) e Don´t think twice it´s allright ganharam novo fôlego e durante muitos anos lembrei-me desse som que ouvira no rádio, incluindo alguns temas pelo grupo The Band ( Up on cripple creek tem aí uma das melhores versões e que é referência para mim, na clareza de instrumentação) que acompanhou Dylan nessa tournée americana, muito falada na época, como atestam as reportagens das revistas estrangeiras da especialidade ( Rolling Stone e Rock & Folk, por exemplo e na imagem).

O som do LP, de prensagem americana, original, naturalmente restitui toda a magia do som de época, suplantando em muito o som algo abafado do cd duplo que saiu em 1990. Apesar de ter saído uma edição rematrizada, recentemente, ainda não ouvi e por isso fico-me com o som do LP como referência.


Sem comentários: