quinta-feira, 1 de abril de 2010

Genesis- A trick of the tail


Em 1974 os Genesis publicaram The Lamb lies down on Broadway, considerado o disco de referência do grupo, na altura e merecedor de encómios como o de necessitar de várias audições para lhe extrair o sumo sonoro e temático. Foi assim que o disco passou no rádio Comercial de então, apresentado por um divulgador- convidado, salvo o erro João Filipe Barbosa ( que é feito dele?) e que em finais do ano desse ano ou início do ano seguinte ( o disco foi lançado em Novembro de 1974 e por cá demorava mais um pouco a chegar) o apresentou como um disco de importância fundamental, com a sua introdução em arpejos de piano.

Durante mais de um ano foi esse o disco dos Genesis que se ouvia até que em 1976, ( Fevereiro) já depois da saída do cantro compositor Peter Gabriel, o grupo lançou o disco A Trick of the Tail, vocalizado pelo baterista Phil Collins.
Esse LP acompanhou o meu primeiro ano em Coimbra e é de memória relevante nas melodias que o compõem como Entangled ou Ripples.
A versão em LP, na imagem acima, foi fabricada e lançada em Portugal pela Polygram e não tem uma qualidade sonora por aí além, por ter uma prensagem pouco nítida nos sons e que os cd´s lançados posteriormente quase ultrapassam com facilidade.
O primeiro cd ( na imagem por cima do outro) foi lançado em 1984 e tem um som razoável por comparação com o do LP.
O outro cd, lançado em 2007 e que fazia parte de uma caixa com todos os discos, então rematrizados e remisturados, dos Genesis a partir de 1976 ( outra existe até essa data) é uma junção de três formatos e aparece em dois discos. Um deles junta o cd simples em 16 bits/44,01 kHz com a versão em SACD. Noutro disco aparece uma versão em dvd-audio e ainda extras em filme dvd, com gravações de concertos dos Genesis em 1976 e 1977, o que por sí vale a compra.
Para além disso, a versão em dvd-audio é superior à do SACD e à do LP em prensagem portuguesa.

2 comentários:

Zé Dias da Silva disse...

Gosto imenso dos Genesis. Como é natural, gosto imenso deles com o Peter Gabriel.
Por isso foi uma enorme e boa surpresa este album. A partir dele, não fizeram mais nada de jeito, acho eu.
É que este LP tem duas marcas: Genesis com PG e Genesis sem PG (1.ª);acabou a música pop dos anos 60 (2.ª)(também com a ajuda do Crime of the Century, publicado um ano ou dois antes)
Aceito que esta opinião pareça absolutamente disparatada mas penso muito nestes dois LP's há muitos anos e chego sempre a esta conclusão.
Cumprimentos

fjbl disse...

Também sou grande apreciador dos Génesis (c/Gabriel,)que fazem parte do meu imaginário de juventude. O meu Lp preferido é o "Selling England...".
Aliás alguém conhece uma boa "masterização" desta obra que valha a pena adquirir?