domingo, 11 de janeiro de 2009

Bob Dylan 72-74























Entre 72 e 74, a música de Bob Dylan, não teve qualquer impacto especial, na minha atenção da altura. Em finais de 1973, o filme Pat Garrett & Billy the Kid, produziu apenas uma canção que aliás passava no rádio: Knocking on Heavens door.
O disco do ano seguinte, Planet Waves, também passou no Página Um, mas sem grande relevãncia auditiva, porque em finais desse ano, o estouro era Before the Flood.
Um disco ao vivo, duplo, de Bob Dylan, com os seus grandes êxitos e acompanhado dos The Band, o melhor grupo que o acompanhou alguma vez.

O disco, é um refresco musical, na música de Dylan, dando conta dos vibrantes concertos por toda a América do Norte, durante o ano de 1974, relatados na imprensa da época ( Rolling Stone e Rock & Folk) como acontecimentos musicais de relevo.

A minha atenção particular, nesse aspecto da escrítica, não chegou a tempo de ler as crónicas ditirâmbicas sobre os concertos, publicadas nessas revistas ao longo do ano de 1974. Só em Outubro desse ano, comecei a ler a Rock & Folk, com regularidade e a crítica detalhada ao Lp Before the Flood, aparecera no número de Agosto de 1974, com capa dedicada a David Bowie e uma menção aos Sparks que verdadeiramente só começara a ouvir no fim do ano, no Página Um. Quanto à Rolling Stone, só no ano seguinte comecei a dar atenção ao conteúdo da revista que aparecia regularmente nos escaparates da Livraria Bertrand local. O primeiro número que folheei a contar com o dinheiro no bolso, foi o de 24 de Abril de 1975, aparecido por cá uns dois meses depois...e num tempo em que já ouvira o disco seguinte de Bob Dylan, uma pequena maravilha sonora: Blood on the tracks.

No entanto, em Setembro de 1973, uma capa da Rock & Folk, com uma imagem de Dylan, retirada do filme Pat Garrett, pusera-me a pulga atrás da orelha auditiva.



Por isso, em 1974, estava mais que preparado para voltar a ouvir o Dylan clássico, com Before the Flood. Acho que foi nessa altura que recortei a letra it ain´t me baby, que ficou colada num dos lados da estante, durante uns anos...tantos que o papel amareleceu.



Sem comentários: