domingo, 5 de outubro de 2008

Carpenters




Depois de Paul Williams, a lógica inclina-se para outro duo de americanos, cantores e autores, nos anos setenta, de uma série de êxitos musicais, em cançonetas pop que venderam milhões e conquistaram a atenção de ouvintes distraídos do rádio de então: os Carpenters, dos irmãos Karen e Richard.

Uma canção como Top of the world, catchy como poucas, é demasiado perfeita, para passar despercebida e por isso tornou-se um êxito em 1973 depois de ter passado despercebida no disco original, A song for you, saído em 1972. A perfeitíssima Goodbye to love, é do mesmo disco, .

Outra, como Close to you, demasiado evidente, para deixar de passar constantemente no rádio e constituir um hit instantâneo, mesmo em 1970, quando saiu.
Tal como a beleza simples e genial de Sing, do Lp Now and Then, de 1973. Ou a repetição de ritmo de There´s a kind of Hush, de 1976. Ou ainda a inesquecível For all we know, de 1971.
Os Carpenters, são assim a modos de uns Abba americanos, ( e isso mostra-se aqui,com uma das mais belas canções do grupo sueco, Thank you the music) mas com êxitos musicais de raiz diversa. Mas diferentes, como se comprova nesta interpretação de um êxito alheio- o fantástico Reason to believe, de Tim Hardin ( também interpretado por Rod Stewart, em 1971, num single de sucesso ).

Em 1973, na sequência dos quatro ou cinco discos anteriores, publicaram um Lp de recolha de êxitos que naturalmente foi um estrondo comercial.
Carpenters- The singles 1969-1973, foi um LP que ouvi integralmente
, porque continha essas preciosidades musicais, juntas, particularmente Top of the world, um dos singles que mais aprecio na música popular, todos os géneros confundidos.

Nos anos oitenta, na sequência de uma longa luta contra a anorexia nervosa, Karen Carpenter, morria em casa dos pais, com 32 anos.
Uma lindíssima voz, das mais belas da música popular, desaparecia. Ficaram os seus discos.

Nessa altura, um tema passava muitas vezes no rádio Popular de Vigo e tomei conta: Calling occupants , sobre extra-terrestres, de um Lp de 1977.




Sem comentários: