quarta-feira, 20 de julho de 2011

Manassas - Stephen Stills

Continuando nas memórias da música ouvida pelo rádio, surgiu-me o registo de uma audição da Página Um, anterior à que julgava ter sido a primeira. Apontei numa página da revista Mundo da Canção saída em 20.4.1972 algumas canções que passaram no dia 5.7.1972 no programa. Uma delas é "What do you do" como então escrevi e afinal será What to do, do álbum Manassas de Stephen Stills, saído nesse ano, precisamente em Abril. No apontamento também consta José Jorge Letria com Páre, escute e olhe...e ainda uma canção inexistente de Elton John- Convention- que afinal é Salvation, do LP Honky Chateau, desse ano de 1972.

Nesta imagem abaixo, do livro de Geografia do 5º ano de então e que frequentei entre 1971-1972, aparece o nome de Stephen Stills, o que remete para essa altura o interesse na música de Manassas. E em cima aparece o nome de Tony Joe White...o que se torna ainda mais interessante, para descobrir que música é que ouvia desse músico, nessa altura para me suscitar interesse em escrever o nome.


O disco Manassas é o melhor disco da carreira de Stephen Stills. Na altura, para além de What to do adorava ouvir Colorado e outras mais que só mais tarde descobri com a compra do disco, em 1986. Uma edição espanhola, com os títulos das letras traduzidos. Recentemente arranjei o original em prensagem americana que se destaca pela maior consistência do cartão da capa e melhor apresentação gráfica sem cores desbotadas como na edição espanhola ( à esquerda na imagem). A edição original ainda traz um poster com as figuras dos músicos e as letras integrais e créditos escritos "à mão", à maneira dos discos de Neil Young.
Como se pode ver na imagem acima, foi nessa mesma altura que saiu Harvest, o LP de Neil Young que me fez ficar apanhado pela música do cantor canadiano durante estes anos todos. Recentemente saiu um disco novo com canções antigas, de 1984. O título é Treasure e a versão em blu-ray é uma maravilha.
Manassas no entanto, continua a ser um disco de referência e de audição continuada. Há um dvd com a gravação das canções em estúdio e que é absolutamente fantástico pela qualidade sonora e pelo que revela desse grupo de músicos de excepção, na música popular.

Sem comentários: